Grupo Baumgart

As boas práticas de Governança adotadas no Grupo Baumgart ajudam a garantir a integridade das operações, criando um caminho para que suas empresas possam ser administradas, monitoradas e incentivadas de forma eficiente e transparente.

De acordo com o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, a Governança Corporativa está baseada em quatro princípios, que geram valor de longo prazo:


Transparência

Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.


Equidade

Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Prestação de Contas (accountability)

Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.


Responsabilidade Corporativa

Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazos.


Referência: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

As empresas que compõem o Grupo Baumgart são de propriedade exclusiva da Família Baumgart.

Governança Corporativa

Conforme definição da 5ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

Governança Familiar

Enquanto a Governança Corporativa trabalha na esfera dos negócios, a Governança Familiar atua no âmbito da Família. “A Governança Familiar é o sistema pelo qual a Família desenvolve suas relações e atividades empresariais, com base em sua identidade e no estabelecimento de regras, acordos e papéis que orientam a relação dos familiares com o negócio.”

Os benefícios das boas práticas de Governança Familiar são: o estímulo à aproximação e fortalecimento dos relacionamentos dos familiares, a harmonia entre os membros da Família, a perpetuação dos valores familiares, a proteção do patrimônio, a formação das próximas gerações, e o registro e a preservação da história, que cultiva o sentimento de pertencimento à Família e o compromisso com o legado entre as gerações.

O Conselho de Administração do Grupo Baumgart (Baumgart Participações S.A.) é responsável pela definição das estratégias de longo prazo da Organização e pelo acompanhamento das diretrizes e metas estabelecidas para os seus negócios. O Conselho é composto por membros da Família Baumgart e por integrantes independentes e é assessorado por Comitês e Comissões:

  • Comitê de Pessoas e Governança;
  • Comitê de Finanças, Auditoria e Riscos;
  • Comitês de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade;
  • Comissão Estratégica Fazendas Reunidas Baumgart.

Composição do Conselho de Administração
Otto Baumgart Presidente do Conselho de Administração
Cristian Baumgart Stroczynski Conselheiro de Administração
Gabriela Baumgart Conselheira de Administração
Francisco Amaury Olsen Conselheiro de Administração Independente
Horacio Lafer Piva Conselheiro de Administração Independente
Ronnie Vaz Moreira Conselheiro de Administração Independente
Sylvia de Souza Leão Wanderley Conselheira de Administração Independente
 
 
1936 Vedacit

Em 1936, foi fundada a primeira fábrica da Vedacit, localizada na Zona Norte de São Paulo.

 
 
1975 Fazendas Reunidas Baumgart

Localizadas em Rio Verde, Goiás, as Fazendas Reunidas Baumgart são dedicadas ao desenvolvimento de tecnologia para o setor agropecuário.

 
 
1984 Shopping Center Norte

Inaugurado em 1984, o Shopping Center Norte foi o primeiro shopping da Zona Norte de São Paulo.

 
 
1987 Shopping Lar Center

O Shopping Lar Center foi o primeiro shopping temático da cidade de São Paulo, e constitui um projeto pioneiro, já que também foi um dos primeiros centros comerciais de construção e arquitetura do Brasil.

 
 
1993 Expo Center Norte

Em atividade desde 1993, o Expo Center Norte é um dos maiores e mais versáteis espaços para feiras e eventos do Brasil.

 
 
2000 Novotel

O Novotel São Paulo Center Norte possui foco na hospedagem de turistas de negócios e na realização de eventos.

 
 
2002 Novotel

O Instituto Center Norte apoia ações, projetos e instituições que estejam em sintonia com a estratégia de negócio da Cidade Center Norte, e que utilizem a inovação social em empreendedorismo e mobilidade urbana como ferramenta para transformar a Zona Norte em um importante polo de desenvolvimento sustentável de São Paulo.

 
 
2017 Mantas asfálticas

O Instituto Vedacit representa o braço de investimentos sociais da Vedacit. Sua atmosfera inovadora traz como tema central as Cidades do Futuro, estimulando a harmonia entre as pessoas, moradias e os espaços urbanos por meio de projetos que abordam as áreas social, educacional, cultural e esportiva.

 
 
2018 Mantas asfálticas

Vedacit Labs.

carregando
carregando